top of page

Formação para Coroinhas, Acólitos e Ancilas

Deu-se início, no mês de Maio de 2018, a formação para Coroinhas, Acólitos e Ancilas tem como  tema "Eu estou no meio de vós, como aquele que serve (Lc 22,27)"

Nesta formação, as crianças compreendem que, por meio de Deus, que nos chama a esse ministério, precisa-se saber que o principal objetivo do acólito é “amar o próximo e servir a Deus”. E com esse convite somos predestinados a deixar nossa marca, dentro e fora da Igreja, utilizando os conhecimentos adquiridos na formação de acólitos.

 

Para que possamos deixar essa marca, é preciso ter uma boa conduta e principalmente respeito para com os todos os colegas de formação, além da dedicação em servir a Deus, não só nas missas de nossa Paróquia, quanto a servir nas comunidades às quais pertencemos se estivermos disponíveis.  Devemos usar aquilo que aprendemos diante do altar, no qual temos uma enorme disponibilidade de servir.

    

“Acólito não é só aquele, aquela jovem que fica ao lado do sacerdote auxiliando na celebração da Santa Missa. Acólito é muito mais que isso, somos escolhidos, e como filhos escolhidos por Deus Pai devemos em primeiro lugar servi-Lo, e como consequência, servir os nossos irmãos, para que possamos fazer uma caminhada fraterna e todos juntos chegar à morada eterna”. 

Quando Acontece?

O curso de formação acontece aos SÁBADOS no horário das 14:00 às 15:30 horas em nossa Comunidade Sagrada Família de Nazaré, com catequistas capacitados para instruir nossas crianças e jovens.

 

 

Formação para Coroinhas, Acólitos e Ancilas

Catequista: Saulo Alves

 

Coordenação dos Coroinhas ,Acólitos e Ancilas 

Saulo Alves

Quem pode ser Coroinha, Acólito e Ancila 

Pode ser toda pessoa que tenha aptidões, tenha sido batizada e tenha recebido os outros sacramentos correspondentes à sua idade.

 

Se já fez a primeira comunhão, poderá viver mais intensamente a sua missão, já que não só poderá servir ao altar, mas também poderá participar e alimentar-se de Cristo, como os outros cristãos.

 

Não basta ser um bom rapaz ou uma boa moça, o que é absolutamente necessário. Deve ter antes de mais um grande desejo de servir o Senhor, ao sacerdote e a toda a comunidade.

 

Deve amar Jesus  de todo o coração ardentemente que toda a gente o conheça e o escute.

 

Para ser um bom acólito do altar de Deus, são necessárias boas qualidades e uma adequada preparação:
 

  • O bom acólito é pontual na hora do seu serviço para poder preparar-se bem e sem pressas.

  • O bom acólito é fiel ao seu compromisso, ainda que para isso, deva renunciar a outras coisas de que também gosta.

  • O bom acólito participa sempre nas reuniões do grupo paroquial ou da comunidade e também vai sempre à catequese.

  • O bom acólito é ordenado, sabe onde deixa as coisas e preocupa-se para que tudo esteja sempre em bom estado.

  • O bom acólito é amável, visto que a proximidade com Jesus no altar o ajuda a vê-lo presente nas outras pessoas.

  • O bom acólito é piedoso, gosta de dedicar tempo a rezar só e em comunidade, de ler a bíblia e participar nos atos litúrgicos.

  • O bom acólito é humilde, está atento ao que lhe ensinam os sacerdotes e as outras pessoas mais velhas da comunidade, e não se aborrece quando o corrigem, pelo contrário, agradece de todo o coração.

bottom of page